No decorrer das atividades propostas:
Os alunos do 3º ano ficarm entusiasmados e dedicados às suas atividades
1º Dividiu os alunos em grupos de 3 e 4 alunos. Após desenhar os pessoas que mais chamaram atenção, pela cor, cabelo, forma de falar e atitude.
2º Escrever o que sentia, observava entre alunos, ou fora da escola, na família, uns discutiam por causa da cor, outros por causa da mãe que era mais escura, mas no final, ficou tudo em paz.(o problema era a cor para alguns outros não).
3º Os alunos ficaram empolgados. Alguns não queriam e também não estavam satisfeitos com a cor que cada um tem, outros ficaram tranqüilos e felizes por falar mais vezes e descrever, expor mais, esta questão das raças, sobre as pessoas, principalmente o índio e o negro.
Alguns conceitos fazem parte do nosso dia-a-dia e passamos a considerá-los como verdade. O discurso de que não existe racismo no Brasil é propagado, mas, a partir da leitura na realidade é verdade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal, mas ainda está fazendo efeito, mas bem devagar.
As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial do Brasil.
Se você observar bem de perto percebe que falta muitos passos para chegar...
As diferenças existem entre todos os povos do mundo e são as mais diversas possíveis, mas, não podemos hierarquizar e falar que uns são melhores que os outros. Quando retiramos os aspectos culturais , históricos e econômicos e limitamos apenas a aspectos biológicos, retiramos toda a capacidade intelectual e humana do ser.
O nosso problema, como você sabe, é que as nossas diferenças aqui no Brasil tem gerado ao longo do tempo, desigualdades econômicas e sociais.
Alunos do 3º ano da Profª Mª Ceelste M. Franco
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